Origens
O Castelo de Vermoim é de origem roqueira, sendo estas, as primeiras estruturas amuralhadas defensivas, que surgiram em Portugal ao longo dos séculos IX e X.
A estas estruturas, os medievais chamaram de primeiro “encastelamento do futuro território português”.
É bom que se perceba que um castelo roqueiro era utilizado, com o objectivo de refúgio dos habitantes da área, em caso de ataque. O Castelo de Vermoim não foi excepção, e com a constante ameaça de ataques de mouros e saqueadores normandos, a iniciativa da sua construção, partiu da própria população local.
Como podemos observar o Castelo de Vermoim (um castelo roqueiro) foi construído sobre um afloramento rochoso, através de pedras mal aparelhadas unidas em argamassa (mistura de água com areia). Passa depois a castelo condal, no chamado “segundo encastelamento”.
A sua construção data do século X ou XI, pelo conde D. Vermuiz Forjaz, de onde terá derivado o nome do Castelo e posteriormente a própria freguesia. Terá sido abandonado no século XIV após ter perdido a sua função estratégica, ressentida depois do ataque sofrido em 1016. Este ataque provocado pelos Normandos, ditou a morte do conde Alvito Nunes e sua destruição foi de tal ordem que o castelo nunca mais recuperou.
O Castelo de Vermoim teve um grande protagonismo, muito pela sua posição estratégica e excelente localização.