Horários: Terça-feira: 09h às 11h / Quarta e Sexta-feira: 17h às 19h

     Freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, Vermoim tem como limites Norte, a freguesia de Telhado; a Este, as freguesias de Pousada de Saramagos e Castelões; a Sul, Ruivães; a Oeste, Requião e a Noroeste, a freguesia de Vale (S. Martinho). O seu orago é Santa Maria, celebrado na freguesia a 15 de Agosto. Para além desta festa, realizam-se também na freguesia de Vermoim a festa do Menino, no primeiro Domingo de Janeiro e a Queima do judas, no Domingo de Páscoa.

     A antiguidade do povoamento do território que corresponde à actual freguesia de Vermoim é testada através da proximidade do monte onde existiu um castelo medieval, com origem num castro. Já a toponímia parece indicar um povoamento anterior pelo menos ao século XII, como é o caso do topónimo principal "Vermoim", genitivo de “Vermudo". A anterior designação da paróquia era Santa Maria tendo sido aplicado o topónimo "Vermoim" para que se fizesse a distinção entre esta povoação e as homónimas existentes na região. Adoptou então a designação de Santa Maria de Vermoim, no sentido, de que era cabeça, aproveitando o facto de pertencer a dita terra e de estar próximo do seu castelo. A "terra" ou julgado de Vermoim correspondia em grande parte ao actual concelho de Vila Nova de Famalicão e a uma pequena parte do de Guimarães.

     Nas inquirições de 1220 relativas a paróquia de Santa Maria de Vermoim é referido que esta era em grande parte propriedade da coroa que aí possuía sete casais. Na paróquia existiam ainda dois casais da própria igreja, um casal do mosteiro de oliveira, outros da igreja de Santa Maria de Abade, dois da igreja de Requião, dois do Mosteiro de Landim e quatro da Ordem do Hospital. Eclesiasticamente, Vermoim não era ainda do padroado real no século XIII, sendo que no século XVII aparece apresentada pelo Mosteiro de S. Vicente de Fora de Lisboa. No património edificado nesta freguesia destacam-se: o Cruzeiro, a Igreja Paroquial, as alminhas do Souto, a capela de Nossa Senhora do Amparo e as casas senhoriais da Breia, da Igreja Velha e de Vila Mende. Na freguesia de Vermoim o sector de serviços tem um grande peso na economia local, sendo de grande importância o cultivo da vinha. A agricultura, permanece no entanto como uma actividade também bastante importante, destacando-se o milho como principal produção.